Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.

Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.
Já a venda ( clique na imagem) R$ 5,40

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Ser humano é pateta

Você 



A afirmação nasce da desconfiança de que estamos sempre interpretando um papel- a idéia talvez nem seja tão original-  a vida social é toda marcada por pequenas mentiras e omissões do que verdadeiramente somos.  Dessa forma toda a patetice humana se manifesta. Por mais pose que tenhamos, a patetice espirra dos poros feito água represada e uma hora ou outra em vários momentos da vida revela a quem quiser o quanto somos patetas.

O mundo nos ensina a sufocar quem somos. E isso mais pateta ainda nos torna.  Esse passo foi colocado por acreditar que nenhuma obra de arte, seja literatura, pintura ou musica pode ser legitima se não expor  o ser humano por inteiro e sem a dimensão pateta. O ser humano nunca está sendo representado por inteiro.
Modelos, apresentadores de TV, Jornalistas de grande noticiários de TV, empresários,...todos são patetas. Pela Tv- que nortea a mente dos idiotas – você é um. Não se chateie eu também sou.-  são editadas as ações patetas dos exemplos midiáticos a serem seguidos. Mas são patetas também. 

O que pensei nessa época e ainda penso é que se eu escrevo um livro, tenho a obrigação de revelar isso a quem lê.

Essa pratica é uma constante na literatura universal. Para não ficar citando modernistas irei aos clássicos; em Machado de Assis se encontra essas discrições de patetice: quer personagem mais dado a patetices que Bentinho em Dom Casmurro?

 Mas que há de original no passo de nosso manifesto é o fato de se atentar claramente para isso e incitar o artista a  praticar essa  reflexão filosófica  e criar seus personagens a estarem confrontados com sigo mesmo. Você é um pateta. Sim você é! Não adianta ficar nervozinho, não gostou cai pra dentro!  È Pateta “mermo”! Pateta! Pa Te ta! Aahahhahahahahahahahhaahahah vai patetão!

Victor Viana  @ VianaBuzios 

5 comentários:

  1. kkkkkk... Assumo meu aspecto pateta, até porque ele é só um aspecto, uma dimensão de tantas que eu tenho, mas o melhor mesmo é poder deixar o pateta aparecer sem culpa e sem vergonha, para poder dele beber o seu melhor potencial, para reciclá-lo e transformá-lo, porque todo tipo é só um tipo, que espelha uma parte de uma multidimensão que todo ser humano possui, e por trás sempre há potencial, e se não há, é só cuspí-lo fora.
    Muito bom, seu Pa Te Ta, com todo respeito!!! rssss

    ResponderExcluir
  2. Gostei disso! Quem propos esse passo foi quem? Você, Arildo, Alex ou Arnaldo?

    ResponderExcluir
  3. Eu não propus nada. Bom, mas é esse lado do ser humano que o faz tão interessante. Ele sempre se acha maior que o mundo, mas o mundo e tempo não está nem aí para o ser humano. Somos só grãos de areias aqui. As bactérias já tem bilhões de anos e nós? Quanto tempo duraremos? Somos patetas ao achar que podemos controlar a vida, somos patetes ao nos valorizar mais do que devemos. Mas, se fôssemos perfeitos que graça teria escrever sobre nós mesmos? Já que os melhores personagens se revelam grandes patetas.

    ResponderExcluir
  4. Puta que le parió. Qué mierda es postar en ese blog! Hay que casi tener que dar todas las mi informacións. Quién fue lo pateta que estuviera esa ideia re buena?
    Yo soy un pateta que escribi en castellano

    ResponderExcluir