Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.

Livro de Victor Viana. O Menino do Guarda Chuva - Uma Historia de Búzios.
Já a venda ( clique na imagem) R$ 5,40

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Nosso seguidor e amigo fernado postou esse comentario na comunidade do Moviemento, lá no Orkut:

"Certa ocasião Picasso entregou um retrato (uma pintura cubista) para uma senhorita, ela ao ver disse:- Seria eu? não parece nada comigo!Então Picasso respondeu imediatamente:- Não parece agora, mas parecerá no futuro... "

E mais esse:

"Do you understand?pois zé: O BELO É TEMPORAL, CULTURAL E OCULAR, ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ, AMAS O FEIO QUE BELO PARECERÁ... NÃO É?"

Tentei responder assim:
Bem, talvez eu não tenha entendido sua resposta, mas acho que estamos fechando nesse ponto. Bem concordo quando diz que a beleza é cultural, mas não temporal. Não é temporal, passageira...na afirmação do passo “O Feio é Belo” não é disso que trato. Na verdade não acredito em que a beleza seja passageira, passageira é a matéria ou a vida ( material). A Beleza é a única coisa que existe, o que não é belo não existe. Entendeu? É claro que isso é uma informação vinda da investigação filosófica. Eu, evidentemente. De primeiro plano me deparo com uma imagem ou uma pessoa mesmo, que considero feia. É um condicionamento cultural! Por isso disse que a beleza é subjetiva. Não temporal. É o que vulgarmente se diz mesmo: A beleza esta no olho de quem vê”.
Exemplos:
*Uma estatua de uma deusa grega
Uma estatua de uma deusa Hindu

Ambas são belas. Mas para um grego antigo, talvez, a deusa hindu lhe parecesse feia. E vice-versa. Hoje com os olhos globalizados, mais acostumados ao diferente de outras culturas, vemos com igual emoção ( a maioria pelo menos ) a beleza de ambas, mesmo tão distintas sendo. É na verdade a troca de um dualismo grego ( Feio e Belo ), por um lance mais ZEM, um total!!!! Acho que é isso...vamos conversar mais...Sobre a historia de Picasso...é mesmo um gênio fanfarrão.Abraços!!! "


Acho que tá bom né?

Victor Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário